11 de junho de 2013

Sabor da vitória ou excesso de preciosismo?


   Vamos a algo que me intriga? E acho que pode te incomodar também!

   Sou Educador Físico, meu próprio treinador, leitor diário de matérias sobre "overtraining" e atleta!

   Esses dias brinquei que treinaria até sentir o gosto de sangue na boca (já conto o porque disto), e hoje aconteceu! Durante um treino de tiros na esteira o leve sabor de sangue, não parei de treinar mas a cabeça girou por mil e uma ideias, terminei o treino exausto, mas com a sensação de dever cumprido!

Sabor de sangue na boca? O meu significado!
   "Em 2006/2007 treinava no campo de polo da vila militar. Este campo tem 950m de  grama fofinha em sua volta e as terças e sextas um senhor chamado Raimundo (Munido para os íntimos, munido de estórias pra qualquer um que ousasse correr ao lado dele) treinava sem orientação e só parava ao sentir o sabor de sangue. Segundo ele, só assim o treino teria rendido! Eu achava o cara um louco, afinal ele dizia ser mercenário da guerra do Vietnã e que conheceu o Capitão América! Mas o importante era que o cara corria até a boca sangrar, dava umas 40 voltas (isso mesmo quase 40K) sem beber água ou tomar gel carboidrato, ao sentir o sabor de ferro, sentava-se, alongava e tomava a bicicleta em direção a Anchieta onde residia! Aprendi ai que sentir o vermelho na boca seria uma forma de vitória"

 Baseando-me no ditado em inglês "No pain, no gain!" eu posso dizer que vou brilhar na maratona e alcançarei meus objetivos com facilidade! Mas será bem assim mesmo? Treino corrida 4 vezes por semana, outras duas nado e faço um descanso ativo na bike ou elíptico, nesses dois dias também realizo o reforço muscular e um dia fico totalmente sem treinar! Me pergunto: estou exagerando?

 Em breve pesquisa na internet achei o seguinte texto, publicado na Revista Runner's:

"Nos treinos mais fortes, principalmente em tiros e ladeiras, sinto gosto de sangue na boca. Por que isso acontece?
Arnaldo Giovani Rech, Paranavaí (PR)

Quem responde é Gustavo Magliocca, especialista em medicina do esporte e do exercício pela USP:

Apesar de não ser algo extremamente comum, o gosto de sangue na boca pode ter relação com lesões na gengiva e na língua ou até mesmo com problemas mais graves. Micro-hemorragias pulmonares, predominantes quando o ambiente está muito seco, e doenças no estômago, como gastrite e úlceras, também podem fazer você sentir
 o gosto de sangue durante a corrida. Procure um dentista para analisar sua saúde bucal e, se a causa não estiver na boca, os pulmões e o estômago devem ser investigados por médicos especialistas."

 
No momento estou fazendo uma avaliação médica (onde espero não encontrar nenhuma alteração!), vou marcar o dentista e torcer para que o sabor seja apenas o que eu penso ser: O Sabor da Vitória!!!

 
Nesses momentos sempre me lembro de filmes como Spartacus, Gladiador e 300. São uma grande inspiração: os filmes mostravam, sem explicitar em palavras, que só existe vitória com muita dor, através de treinos e conflitos! Não estou em guerra externa, apenas comigo e meu preciosismo de ficar cada vez melhor, com isso vou longe! E vocês estão com esse pensamento?


A guerra é contra o tempo e os treinos são meus defensores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira