19 de setembro de 2012

Trilha Pedra Bonita

Por incentivo de uma amiga dei inicio a mais uma atividade de trabalho: voltei a ser guia em trilhas do Rio de Janeiro, função a qual ja exerci anos atras! Mas que tive que parar por falta de tempo, porem o retorno me trouxe uma felicidade enorme que é de sempre estar no meio da natureza, aspirando ar puro e tendo sempre belos visuais pela frente, alem de manter o condicionamento fisico.

No ultimo domingo levei uma turma para conhecer a Pedra Bonita, localizada em São Conrado na Floresta da Tijuca! Seguem fotos e informativo sobre o mesmo!!!


A Pedra Bonita é uma montanha com altitude máxima de 696 metros, coberta, no passado, de floresta de Mata Atlântica. Hoje, existem várias áreas desmatadas cobertas de capim, colocando em risco o processo natural de recuperação da fauna e da flora.

A montanha situa-se entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, na Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro.

Apesar da situação atual de degradação, ainda pode ser considerada um dos mirantes mais espetaculares e de fácil acesso da cidade. Lá, podemos encontrar várias atividades esportivas e recreativas tais como: vôo livre, caminhadas e alpinismo.

Você chega à Pedra Bonita através da Estrada das Canoas, em São Conrado.


Flora - A cobertura vegetal original da Pedra Bonita era de Mata Atlântica primária. Hoje, desta mata existem resquícios apenas nas áreas de acesso muito difícil. A mata que encontramos atualmente é uma floresta secundária de Mata Atlântica misturada com várias espécies exóticas.

Fauna - A fauna é constituída, na sua maioria, de pequenos animais como: mico, gambá, paca, tucano, lagarto, cobras, gaviões, entre outros.

Águas - Não existe água em fartura na área. A maioria das nascentes acessíveis ao público são temporárias, dependendo do regime de chuvas. As nascentes perenes também tem seu fluxo afetado pelas chuvas, podendo, em épocas de seca, se tornarem quase secas.

Geral do conjunto Pedra Bonita / Agulhinha da Gávea
  • Acesso: Estradas da Pedra Bonita 740
  • Área total aproximada: 100 hectares
  • Altitude máxima: 693 metros
  • Área desmatada: 15 hectares
  • Altitude da Agulhinha da Gávea: 610 metros
  • Atividades e esportes: vôo livre, alpinismo, caminhadas
  • Malha principal de trilhas mapeada: 5 trilhas e o Caminho da Pedra Bonita. Total de 5 125 metros
  • Trilhas sinalizadas: 2 (trilha da rampa e trilha da Pedra Bonita)
  • Trilha principal: Trilha da Pedra Bonita (1340 metros / ida) – com destino ao topo da Pedra Bonita
  • Infra-estrutura: guarita com portão de controle de acesso, estrada de acesso em piso paviex em estado precário, rampa de decolagem em ferro e madeira para a decolagem de asas delta e parapentes e quiosque com banheiros

Por volta de 1567 foram concedidas as primeiras sesmarias, entre elas a de Manuel de Brito, que compreendia as terras que iam da Gávea até a Tijuca (planície da Barra), por tanto, englobando a Pedra Bonita. Porém, Manuel de Brito nada fez em sua sesmaria pioneira, sendo tornada sem efeito por Mem de Sá, o então Governador-Geral. A Pedra Bonita passou para uma linhagem de proprietários da família Sá, dos Visconde de Asseca, que vão vendendo e partilhando as terras no correr dos séculos.

Dizem as lendas, que o nome Pedra Bonita foi dado por um desses nobres que ao chegar ao seu topo e diante das magníficas paisagens em volta e da própria montanha, a chamou de Pedra Bonita.

A Pedra Bonita foi totalmente desmatada no tempo do Império para que sua cobertura original de Mata Atlântica fosse transformada em carvão. Ficaram apenas alguns resquícios dessa floresta original nos locais de difícil acesso. A partir daí, foi abandonada e não passou pelo mesmo processo de recuperação que ocorreu na área da Floresta da Tijuca. O desmatamento causou o empobrecimento do solo, levado pelas chuvas e pela ação do vento.

Com o desmatamento, a área começou a ser ocupada por pequenos sítios e sua população cresceu bastante. É possível encontrar vestígios arqueológicos de todas estas fazes. Existem desde ruínas de construções coloniais até construções mais recentes, incluindo áreas de plantio, muros de arrimo e artefatos enterrados.

O acesso era feito por um caminho com calçamento de pedra onde atualmente se encontra a estrada de acesso. Ainda hoje existem vestígios desse caminho nas florestas. Nos sítios que foram surgindo na Pedra Bonita eram cultivados vários tipos de culturas entre alimentos e flores, comercializados nas feiras da cidade.

As trilhas da Pedra Bonita foram feitas para o acesso ao desmatamento e para o uso das famílias que lá moravam.

Em 1967, com a transformação da área em Parque Nacional, mais o declínio do valor comercial de algumas culturas lá existentes, a Pedra Bonita teve o seu número de moradores drásticamente reduzido, o que possibilitou o avanço de uma floresta secundária. Porém, esta floresta não conseguiu voltar a ocupar todos os espaços originais por razão de diversos fatores tais como: incêndios, ocupações ocasionais e pequenos desmatamentos.

Atualmente ainda existem 15 hectares cobertos de capim, resquícios de várias culturas exóticas, árvores exóticas, plantações de flores e culturas de subsistência


(Creditos para: http://www.terrabrasil.org.br/p_bonita/pbonita.htm )

A turma no inicio da trilha!

Realmente sou muito pequeno perto desta imensidao!

Pego de surpresa enquanto colocava a camisa!

Hora de ir embora!
Contatos para passeios: Claudio Vieira 7808-1480

Um comentário:

  1. O Claudio ta de sacanagem né pq nao chama os amigos também.
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira